Intimidade é construção!
- Gustavo Asth
- 13 de jul. de 2022
- 2 min de leitura

Tive a oportunidade de participar do workshop sobre "O casal e a intimidade: o fortalecimento das conexões através da vulnerabilidade" com David Van Dyke. Ele apresenta a ideia que intimidade é um processo recursivo, uma via de mão dupla, a possibilidade de "dar e receber" revelação. A revelação mais profunda do seu ser - de quem você realmente é. "É a revelação dos aspectos principais do eu na presença do parceiro. Um ato de amor e de validação". Ele apresenta alguns problemas para o estabelecimento de relações de intimidade:
A tendência de escapar de você mesmo.
A tendência de se definir através do outro.
A tendência de sentir-se satisfeito em uma relação em função do que o outro faz ou não faz.
Destaca a importância da intencionalidade à vulnerabilidade, no sentido de colocar-se em abertura ao companheiro, estar presente! E diz: "a vulnerabilidade não traz segurança, e nem é um estado natural, mas é necessária para a intimidade." Também afirma: "casais com alta satisfação, sentem-se conectados." e convida os casais à reflexão: "como estamos nos conectando um ao outro?" Ele ainda alerta: "somos co-criadores do nosso relacionamento".
"O oposto de solidão não é estar junto, é intimidade". Richard Bach
Destaca no processo de desenvolvimento da intimidade o papel central da intencionalidade. ("Você é o que você faz."). Nós (enquanto casal) somos aquilo que fazemos de nós mesmos. Temos a relação que construímos com nossa intencionalidade. Van Dyke destaca o papel fundamental de sermos intencionais e não reativos, bem como o papel fundamental da nutrição do amor, apresentando a metáfora do jardineiro: "Regue as sementes do amor." Compreende o convite para a interação como uma proposta ou oferta por atenção, um ato de "ir ao encontro". E finaliza citando Henri Nouwen: "Se o medo é o maior inimigo da intimidade, o amor é o seu verdadeiro amigo."
Referência: "O casal e a intimidade: o fortalecimento das conexões através da vulnerabilidade, com David Van Dyke”