


Memórias Lúdicas, ABCedário de autores e suas histórias
Portal Edições
Organizado por: Cremilda Medina
O livro traz histórias produzidas pelos participantes da Oficina Memórias Lúdicas, organizadas por Cremilda Medina: jornalista, pesquisadora e professora titular sênior da USP. O tom da obra é explícito em sua introdução: "Nós que produzimos esta antologia de Memórias lúdicas, nada sabemos das possíveis reações dos leitores. Mas acreditamos na solidária e criativa recepção para multiplicar significados coletivos das miudezas do cotidiano.
Tantas outras histórias por aí..."

Diálogos com Morin e Vigotski:
contribuição para estratégias
imaginativas na universidade
UFPR
O objetivo do estudo foi estabelecer um diálogo com Edgar Morin e Lev Seminovitch Vigotski acerca do tema da imaginação com vistas a erigir contribuições para estratégias imaginativas na universidade. Para essa construção de estratégias imaginativas com foco nos “processos de construção e narração de conhecimentos científicos”, revisitei obras de Morin e de Vigotsky, além também de ter bifurcado ideias a partir de Isabele Stengers, Niels Bohr e Maria da Conceição Xavier de Almeida, autores que fecundaram o solo da construção reflexiva que sustenta esse estudo e sua narrativa. De cunho bibliográfico e qualitativo, esta pesquisa foi desenvolvida a partir do referencial do Pensamento Complexo.

Ecos da Alma Feminina
Instituto Memória
Organizado por: Graciela Sanjutá Soares Faria
O livro Ecos da alma feminina surgiu de um entrelaçamento de mulheres que se entusiasmaram por uma corajosa aventura de desbravar, cada uma, o seu contorno, as subidas, descidas e curvas do feminino. Ao mesmo tempo, expressou o desejo por se darem as mãos, em ritmo de sororidade, para reconhecer, tocar e atravessar os tantos doídos coletivos na história das mulheres.

E se o felizes não foi para sempre?
Editora Ataîru
Organizado por Graciela Sanjutá Soares Faria
“E se o Felizes Não foi para Sempre?”, surge a partir do encontro de mulheres que criaram laços por meio dos encontros e desencontros da vida. Trata-se de um manifesto carregado de emoção, que aposta na mulher, na sua autonomia, independência, imensos talentos e direitos de escolhas, incluindo sobre o seu próprio corpo, a sua orientação sexual e como quer viver os relacionamentos, o amor.